Estudo 2 - Armadura de Deus - #Recomeço

Estudos #RECOMEÇO
Armadura de Deus
Efésios 6.11
Pr. Paulo Sérgio Kühl



Depois do primeiro estudo, do Pastor Tardelli - onde aprendemos que somos fortalecidos no Senhor, que nossas batalhas vão acontecer, mas já temos o resultado final: a vitória em Cristo Jesus, pois lutamos com Deus e não sozinhos - agora queremos olhar para o próximo versículo, para Efésios 6.11:


“Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.”


Aqui, Paulo mostra logo de cara quem é o responsável pela armadura. Ela é de Deus! Não é nossa, ou seja, aquilo que veremos nos próximos estudos, sobre cada peça dessa armadura, não é algo que nós providenciamos ou inventamos, mas é algo que Deus proporciona para cada um que está nessa guerra. E isso é fundamental! Deus sabe nossos pontos fracos, conhece nossas fraquezas, e com isso sabe também nossas necessidades. Cada parte dessa armadura foi planejada por Deus para a nossa batalha aqui. E não são poucas essas batalhas. Nossa vida é cheia delas. Umas mais intensas e duradouras, outras mais leves e mais breves. Mas elas estão aí!

O objetivo da armadura é bem claro neste versículo: nos manter firmes contra as ciladas, as armadilhas do diabo. Primeiro precisamos entender que estávamos totalmente afastados de Deus, por causa do pecado. Mas ele nos colocou firmes, ao seu lado, pelo Batismo e pela sua Palavra, colocando a fé em Jesus em nosso coração. Esse é o trabalho do Espírito Santo em nós. E Deus quer que sempre estejamos desta forma: firmes ao seu lado.

Mas o diabo é ligado, esperto. Usa essas batalhas para nos desestabilizar, nos tirar o foco. Cuidado! É bom lembrar que o diabo quer desestabilizar aqueles que ainda não estando marchando com ele, ou seja, é em nós que armas do diabo estão apontando. Nós estamos na mira. Um dia o diabo já tentou apontar para Jesus, mas não deu certo. Agora ele está indo direto na parte mais fraca, em nós, para que o batalhão de Jesus seja diminuído, e menos pessoas possam chegar ao prêmio. Esse é o objetivo dele, e por isso vamos ver nos próximos estudos que nossas batalhas devem ser encaradas com muita seriedade.

E é uma pena quando perdemos soldados nessa batalha. Muitos amigos de luta já deixaram o campo de batalha ou se bandearam para o outro lado. É realmente muito triste. E por isso é muito importante estarmos firmes, ligados, usando cada parte dessa armadura, para o nosso bem e o bem daqueles que estão no campo de batalha conosco. Quem sabe não vamos conseguir resgatar algum soldado nessas batalhas?

Isso mesmo galera! Esse versículo nos mostra que Deus é tão bom e tão preocupado, que coloca a nossa disposição uma armadura, pois sabe que vamos enfrentar muitas batalhas, e também nos diz por que faz isso e contra quem estamos lutando (no próximo versículo ele vai detalhar mais o nosso inimigo, não perca).

Estamos bem situados agora? Estamos em guerra, estamos lutando, já sabemos o resultado final, mas para chegarmos a esse prêmio, que é a salvação em Jesus, precisamos estar firmes. Para isto Deus oferece a SUA armadura!


Para refletir/conversar:


1. Já sabemos um pouco sobre contra quem estamos lutando, mas é apenas o diabo nosso inimigo, ou ele tem aliados?

2. Há pessoas que afirmam que o diabo não existe. Podemos concordar? Qual é nossa visão sobre o mal?

3. Ainda não é o tema, mas podemos adiantar um pouco: como nos mantemos firmes?

4. Deus conhece nossos pontos fracos, mas e nós? Sabemos qual é o nosso ponto fraco? O meu ponto fraco?

5. Você já perdeu amigos nessa batalha? Quer falar um pouco sobre isso?

6.A ideia de se vestir ou ser vestido por Deus é uma ideia que não é exclusiva deste texto, mas um tema recorrente na Bíblia. Lembre histórias ou versículos onde o povo de Deus foi "vestido" por Deus ou foi chamado a se vestir. Qual é o significado de cada uma? Como relacionar com esse vestir de Efésios, específico pra batalha? Exemplos: Gênesis 3.21, Isaías 61.10, Gálatas 3.26-27, Mateus 7.15.

7. Você já caiu numa cilada? Quais são as características de uma cilada? Consegue lembrar alguma cilada do diabo na Bíblia? Na vida de alguém, talvez algum amigo? Onde você percebe ou suspeita que o diabo está tramando uma cilada na sua vida?


Baixe o estudo completo em word

Faça sua inscrição para o #Reomeço


Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.