JELB SOCIAL

O que vocês sabem sobre Ação Social? Participam, já participaram, ou tem vontade de participar de algum projeto? Conhecem projetos sociais que são realizados pelas Uniões Juvenis em todo o Brasil? Se vocês possuem essas dúvidas e se interessaram por esse tema, esta novidade é para vocês: o CG da JELB e a Comissão de Projetos Sociais da JELB (CPS) estão iniciando os trabalhos e começando, aos poucos a colocar em prática o JELB Social. Esse consiste em um conjunto de pequenos projetos que visam à informação, conscientização e capacitação dos jovens para o trabalho social. O intuito do atual CG é capacitar o jovem a trabalhar em projetos na sua própria comunidade. Para isso, a CPS formulou quatro ações que contribuirão para esse objetivo:

  • BANCO SOCIAL (COMPARTILHANDO IDEIAS): Se a sua UJ faz ou participa de algum projeto, faça uma propaganda dele! Monte um resumo do projeto juntamente com um passo-a-passo para colocarmos num grande banco de dados. Quem sabe alguém que tenha vontade de trabalhar, mas por algum motivo não tem uma boa ideia, curte o seu projeto e o aplica em outra comunidade? Entre em contato conosco para saberem as informações que devem estar no material.

  • JELB EM AÇÃO: A equipe de Ação social possui um material interessantíssimo com várias propostas de ações sociais que podem ser desenvolvidas dentro da sua UJ, como por exemplo: biblioteca móvel, capelania hospitalar, doações de cestas básicas, doação de sangue, entre outros projetos sociais. O livreto contém dicas e ideias sobre como colocar em prática tantas ideias, e o melhor: está disponível para baixar, gratuitamente, na área de downloads aqui do site!

  • DIA SOCIAL: Imagina como seria legal se durante um dia do congresso ou retiro houvesse um dia social? A ideia é essa: durante a programação realizar alguma ação social que beneficie a comunidade local do evento. Mas o que fazer? São muitas as opções: iniciar uma pequena reforma no local, servir uma refeição aos necessitados... Exercite sua criatividade!

  • SANSÃO SÓ QUE NÃO: O projeto veio para apoiar as pessoas que são acometidas de câncer dos mais diversos tipos, e para incentivar os jovens ao apoio promovido com a campanha do “outubro rosa”, quando salientamos a importância da luta contra o câncer de mama e sua prevenção. A ideia consiste no incentivo à doação de cabelos aos enfermos no tratamento de câncer e assim ajudá-los nesta etapa difícil de suas vidas. O nome “Sansão, só que não”, foi baseado no personagem bíblico Sansão, que teve seus cabelos cortados e por isso perdeu suas forças. A analogia com a campanha vem da ideia de que, com a doação de cabelos, você pode passar muita força e carinho para alguém que precise muito deles. Tivemos uma adesão muito boa dos jovens à campanha e todas as doações foram repassadas ao projeto “Rapunzel solidária”, que envia as doações aos pacientes.

  • SANGUE QUE SALVA: Esta é uma iniciativa desenvolvida pela JELG e apoiada pela JELB. O projeto consiste no incentivo à doação de sangue, que sempre está em falta nos hemocentros no Brasil. Tal ato pode ajudar a salvar muitas vidas. A JELB elaborou um certificado para quem participar da campanha de doação de sangue, para atestar e prestigiar quem participou desta campanha de boa ação.

São pequenas ações, mas que somadas poderão realizar um grande feito! Lembrando que Jesus nos ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E na primeira carta de João podemos ler: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.”. Esse amor transborda em nosso coração e uma ótima maneira de compartilhar esse amor é contribuindo para a realização de ações em prol do próximo. Isso é o que o CG da JELB e a CPS traz: oportunidades para os jovens da JELB de distribuírem amor ao próximo. Amor esse que Deus nos dá!

Para mais informações e contribuições para o “EU TRABALHO, NÓS TRABALHAMOS” e “BANCO SOCIAL (COMPARTILHANDO IDEIAS)” mande-nos um e-mail para: jelb@jelb.org.br.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS NOVIDADES DA JELB!

OK

JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL © 2013 | Todos os direitos reservados.