Nota de esclarecimento


No domingo, 29 de setembro de 2019, a Juventude Evangélica Luterana do Brasil - JELB lançou o JELB de Carteirinha, um projeto da vice-presidência de administração que cria um sistema de contribuição recorrente para o caixa da JELB, cujo slogan foi “Uma nova forma de ofertar!”.


Após o lançamento, recebemos um grande número de elogios e manifestações positivas por estarmos tentando trabalhar para melhorar a situação financeira da JELB. No entanto, recebemos também algumas críticas, em razão de termos usado a palavra “oferta” no projeto. As pessoas que se manifestaram nesse sentido, entendem que a palavra oferta deve estar ligada a um gesto totalmente desprovido de quaisquer possibilidades de troca de benefícios ou incentivos, como aparentava que aconteceria no projeto.


No que diz respeito a esse projeto, tínhamos - e ainda temos - o objetivo de retribuir com algum tipo de estímulo e gratificação o investimento que vier a ser realizado pelos jovens no trabalho na JELB. Acreditamos na ideia e vamos avançar com ela.


Entretanto, decidimos acolher as críticas e opiniões que recebemos com o maior carinho, e após ponderar sobre elas e estudar melhor o assunto, decidimos deixar de usar o termo “oferta” neste projeto para evitar mal-entendidos e confusões com respeito à ideia e às nossas reais intenções. O projeto continuará como uma forma paralela de contribuição especial para a JELB. Seguiremos, ao mesmo tempo, incentivando para que os jovens, uniões juvenis e distritos sigam ofertando de forma totalmente voluntária e unilateral. O projeto não quer - e nunca quis - substituir o modelo tradicional de ofertas da nossa igreja, mas vir a somar como uma opção a mais de envolvimento e participação. Por isso, trazemos esta Nota de Esclarecimento.


Conduzir o trabalho da JELB tem sido difícil. As ofertas recebidas pela JELB vêm sendo cada vez mais baixas, mesmo que regimentalmente os distritos devam doar 11% de suas entradas.


Nós entendemos que as realidades dos distritos são complicadas. Mas, precisamos manter ativo o trabalho da JELB, que vem gerando muitos frutos. As entradas que temos atualmente são usadas para investimentos em eventos, como o Encontro Nacional de Líderes e o Congresso Nacional, e grandes projetos de diversas áreas da JELB, para que possamos proporcionar um trabalho melhor para as uniões juvenis e distritos em treinamentos, congressos e demais atividades.


As publicidades veiculadas do projeto foram removidas por esse motivo e passaram por uma readequação com a substituição do termo “oferta” por “contribuição”. Voltaremos a publicá-las com todas as correções realizadas.


Hoje, 1 de outubro, será realizada uma live no Facebook da JELB, às 20h30m, com o nosso VP de Administração, Diogo Garcez. Nessa live, ele explicará a intenção, o objetivo do projeto JELB de Carteirinha e como você pode contribuir pelo “JELB de Carteirinha”.


Asseguramos que as intenções do Conselho Geral da JELB são as melhores e sempre pensando no Reino de Deus, no bem-estar de todos os jovens, no andamento dos projetos e no crescimento e aprimoramento das Uniões Juvenis.


O Conselho Geral da JELB está à disposição para quaisquer dúvidas. Que a graça de Deus esteja com todos.


Em Cristo,

Conselho Geral da JELB (2019-2021)
Juventude Evangélica Luterana do Brasil

Publicações relacionadas

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.