Nota de esclarecimento
No domingo, 29 de setembro de 2019, a Juventude Evangélica Luterana do Brasil - JELB lançou o JELB de Carteirinha, um projeto da vice-presidência de administração que cria um sistema de contribuição recorrente para o caixa da JELB, cujo slogan foi “Uma nova forma de ofertar!”.
Após o lançamento, recebemos um grande número de elogios e manifestações positivas por estarmos tentando trabalhar para melhorar a situação financeira da JELB. No entanto, recebemos também algumas críticas, em razão de termos usado a palavra “oferta” no projeto. As pessoas que se manifestaram nesse sentido, entendem que a palavra oferta deve estar ligada a um gesto totalmente desprovido de quaisquer possibilidades de troca de benefícios ou incentivos, como aparentava que aconteceria no projeto.
No que diz respeito a esse projeto, tínhamos - e ainda temos - o objetivo de retribuir com algum tipo de estímulo e gratificação o investimento que vier a ser realizado pelos jovens no trabalho na JELB. Acreditamos na ideia e vamos avançar com ela.
Entretanto, decidimos acolher as críticas e opiniões que recebemos com o maior carinho, e após ponderar sobre elas e estudar melhor o assunto, decidimos deixar de usar o termo “oferta” neste projeto para evitar mal-entendidos e confusões com respeito à ideia e às nossas reais intenções. O projeto continuará como uma forma paralela de contribuição especial para a JELB. Seguiremos, ao mesmo tempo, incentivando para que os jovens, uniões juvenis e distritos sigam ofertando de forma totalmente voluntária e unilateral. O projeto não quer - e nunca quis - substituir o modelo tradicional de ofertas da nossa igreja, mas vir a somar como uma opção a mais de envolvimento e participação. Por isso, trazemos esta Nota de Esclarecimento.
Conduzir o trabalho da JELB tem sido difícil. As ofertas recebidas pela JELB vêm sendo cada vez mais baixas, mesmo que regimentalmente os distritos devam doar 11% de suas entradas.
Nós entendemos que as realidades dos distritos são complicadas. Mas, precisamos manter ativo o trabalho da JELB, que vem gerando muitos frutos. As entradas que temos atualmente são usadas para investimentos em eventos, como o Encontro Nacional de Líderes e o Congresso Nacional, e grandes projetos de diversas áreas da JELB, para que possamos proporcionar um trabalho melhor para as uniões juvenis e distritos em treinamentos, congressos e demais atividades.
As publicidades veiculadas do projeto foram removidas por esse motivo e passaram por uma readequação com a substituição do termo “oferta” por “contribuição”. Voltaremos a publicá-las com todas as correções realizadas.
Hoje, 1 de outubro, será realizada uma live no Facebook da JELB, às 20h30m, com o nosso VP de Administração, Diogo Garcez. Nessa live, ele explicará a intenção, o objetivo do projeto JELB de Carteirinha e como você pode contribuir pelo “JELB de Carteirinha”.
Asseguramos que as intenções do Conselho Geral da JELB são as melhores e sempre pensando no Reino de Deus, no bem-estar de todos os jovens, no andamento dos projetos e no crescimento e aprimoramento das Uniões Juvenis.
O Conselho Geral da JELB está à disposição para quaisquer dúvidas. Que a graça de Deus esteja com todos.
Em Cristo,
Conselho Geral da JELB (2019-2021)
Juventude Evangélica Luterana do Brasil
Publicações relacionadas

ADVENTO: Ações de preparação para o Natal
Notícias | 29 NOV 20
A preparação para lembrarmos e comemorarmos a chegada do menino Jesus começou. É época de ADVENTO - o que está para vir! Por isso, a JELB iniciou um calendário de ações, devoções e fortalecimento. A cada semana uma nova temática relacionada aos personagens, histórias e momentos do Advento: Oração, Ação Social, Devoção, Missão.
Estudo 8 - Capacete da Salvação e Espada do Espírito #Recomeço
Notícias | 11 NOV 20
Seguimos em nossos estudos sobre as armas que Deus concede a cada cristão. Ser cristão é estar em guerra. Não uma guerra contra as forças deste mundo, tais como: um estado pátrio, um partido, um governante corrupto ou uma ideologia, mas uma guerra espiritual e ininterrupta contra nossos maiores inimigos, a saber: diabo, mundo e nossa própria carne.
95 Teses para a Igreja de hoje
Notícias | 19 OUT 20
No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero pregou 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Na época, Lutero não se conformou com as mentiras e a maneira com que era pregada a Palavra de Deus. 503 anos se passaram e como essas mesmas 95 Teses são aplicadas e interpretadas nos dias e na Igreja de hoje?Fale com a gente
Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.