Unidos

Unidos no Chile

Uma igreja cheia da Misericórdia de Cristo é uma igreja que faz missão”.

Rev. Juan Pablo Lanterna, Valparaíso - Chile


O projeto de Intercâmbio Social e Missionário - Unidos surgiu com o objetivo de incentivar jovens brasileiros a se relacionarem com outras realidades da igreja no exterior, a partir da troca de ideias, compartilhamento de costumes e, principalmente, vivência em Cristo por todas as nações. O primeiro intercâmbio foi realizado em 2016, quando oito jovens e um pastor foram para a cidade de Valparaíso, no Chile, auxiliar a comunidade local na reforma de seu ponto de missão e escola bíblica infantil. O trabalho também envolveu visitas às famílias afetadas pelo incêndio que devastou sete morros com mais de três mil casas destruídas.


Na segunda edição, realizada entre os dias 3 e 13 de fevereiro de 2018 também no Chile, os jovens tiveram a missão de continuar o trabalho iniciado em 2016, a fim de ampliar a reforma no centro comunitário e auxiliar a comunidade. O resultado foi o centro comunitário renovado para uso de um posto médico destinado à comunidade local, além de salas prontas para aulas de dança oferecidas às crianças do bairro. Neste trabalho, pastores do Chile treinaram o grupo de jovens para rápida ação em caso de desastres naturais. O projeto contou com apoio da IELB que arcou com custos de alimentação e estadia. Os jovens selecionados para a missão custearam sua passagem até a cidade de Valparaíso no Chile. O processo seletivo contou com etapas de entrevistas, provas de espanhol e conversa final com a diretoria nacional da JELB. Integraram a equipe da missão da segunda edição cinco jovens e um pastor.


A iniciativa vai de encontro com a missão de levar, viver e praticar o amor de Cristo a todas as nações. A JELB oferece essa oportunidade a todos os jovens para que o trabalho realizado em cada país seja conhecido e fortalecido. O projeto terá continuidade em outros locais, sempre priorizando situação eminente de tragédia ou necessidade de ajuda especial. Matéria sobre o tema foi publicada no Mensageiro Luterano (jun-18/101/n°1.237). Um vídeo da experiência também está disponível no canal Youtube da JELB:


.


Missão no Chile: Por quê?

Em 12 de abril de 2014, um grande incêndio em Valparíso deixou 17 mortos, mais de 12 mil desabrigados e 3 mil residências destruídas. O fogo levou oito dias para ser controlado, mas a reconstrução de seus estragos continua até hoje! Nossa igreja local têm oferecido grande apoio financeiro e espiritual à população, arrecadando recursos e levando Cristo, nosso maior Consolador, às famílias atingidas.


Como a JELB pode atuou?


1. Trabalhando com crianças na escola bíblica, na capacitação de novos professores e com atividades diversas, tais como teatro, música, dança.


2. Visitando a população atingida, fortemente fragilizada financeira e psicologicamente.


3. Auxiliando na construção de um centro comunitário para a igreja, próprio para o desenvolvimento das atividades missionárias.


Gostou? Compartilhe

Publicações relacionadas

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.