Uma Bíblia em Miniatura?

Vocês sabem que a Bíblia possui 66 Livros.
Sabem também que está dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
O primeiro fala sobre a promessa da vinda do Salvador (fala de Cristo) dentro da história do povo de Israel. O Novo Testamento conta a história da vinda do Messias (fala de Cristo) e a promessa de sua volta.
Ou seja.... a Bíblia inteira fala de Cristo... por isso dizemos que é Cristocentrica.

Vocês sabem que o Antigo Testamento tem 39 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; Josué, Juízes, Rute; 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas; Esdras, Neemias, Ester; Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico de Salomão; Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Também sabem que o Novo Testamento tem 27 livros: Mateus, Marcos, Lucas e João; Atos; Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses; 1 e 2 Timóteo, Tito, Filêmon; Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2, e 3 João, Judas e Apocalipse.

Mas o que vocês não sabem, ou não se deram conta é que:
O Livro de Isaias tem 66 Capítulos.
Os 39 iniciais falam da esperança e da vinda de um salvador.
Os 27 finais falam da vinda deste salvador e de uma morada celestial.

Gostaram... não acabou....

O Capítulo 1 de Isaias começa assim: Escutem, ó céus, preste atenção, ó terra, pois o SENHOR Deus falou! Ele disse: “Criei filhos e cuidei deles, mas eles se revoltaram contra mim. Isto nos lembra Genesis – a criação.

O Capítulo 40, o primeiro depois dos 39 primeiros (ohhhhhhhh..... isto vocês não sabiam) ele começa assim: 1 O SENHOR, nosso Deus, diz: “Consolem, consolem o meu povo. 2 Falem carinhosamente aos moradores de Jerusalém e digam-lhes que já terminou a sua escravidão e que os seus pecados foram perdoados. Eles receberam de mim duas vezes mais castigos do que os pecados que cometeram.” 3 Alguém está gritando: “Preparem no deserto um caminho para o SENHOR, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! 4 Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies. 5 Então o SENHOR mostrará a sua glória, e toda a humanidade a verá. O próprio SENHOR Deus prometeu que vai fazer isso.” Isto nos lembra a vinda de João Batista... aquele que aponta o Salvador. Início dos Evangelhos.

O capítulo 66, ele termina assim: O SENHOR Deus diz: “Assim como o novo céu e a nova terra que eu vou criar durarão para sempre pelo meu poder, assim também durarão os nomes de vocês. Isto nos lembra o final do livro de Apocalipse, e também os nomes que estão no livro da Vida.

Podemos dizer então que o livro de Isaias é Uma Bíblia em Miniatura? .... Porque não?

Amém

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.