5 INICIATIVAS DAS UNIÕES JUVENIS DURANTE A PANDEMIA

Durante a pandemia provocada pelo Covid-19, a Igreja viu-se em um novo desafio: manter a comunhão e a pregação da Palavra de Deus em tempos de isolamento social.

Com os jovens, não foi diferente. Porém, as restrições impostas para encontros presenciais em grupos causaram um movimento inovador e diferente em nossa Igreja: a mobilização em utilizar-se da tecnologia para o engajamento dos jovens.

Nesse cenário, o Projeto EducaJELB permitiu que os jovens inscritos pudessem agir. Como projeto final do curso de Liderança e Funcionamento de União Juvenil, os jovens líderes participantes foram motivados a desenvolver projetos inovadores que pudessem alcançar seus jovens, mesmo com as limitações decorrentes da pandemia. A ideia partiu da necessidade de repensar a integração juvenil nesse momento, por meio da utilização de conceitos e instrumentos trazidos durante aproximadamente um ano de curso. Os resultados foram promissores e demonstram a capacidade e a dedicação de nossos jovens.

Entre os projetos realizados e ações de Uniões Juvenis em 2020, listamos 5 iniciativas dos jovens durante a pandemia:

1. PODCAST

Desenvolvido pela jovem Bianca Kruger de Joinville-SC, o Podcast Luterando entre Jovens  foi ao ar no dia 28 de julho de 2020 com o tema “A importância do Jovem no Reino de Deus”, em que destacou a importância do jovem na igreja e o porquê de serem necessárias as suas participações no reino de Deus.



O podcast pode ser ouvido nas seguintes plataformas digitais:

Soundcloud

Spotify


2. CULTO JOVEM ONLINE

O uso de plataformas digitais para veiculação de lives teve grande destaque no ano de 2020. Neste contexto, diversas Uniões Juvenis realizaram seus Cultos Jovens de maneira online, com transmissão ao vivo.

Destacamos aqui as iniciativas dos jovens inscritos no Projeto Educa JELB:

Culto jovem transmitido via facebook em Joinville (SC).


Culto jovem com participação presencial de jovens, doação de alimentos a moradores de rua e transmissão via Facebook em Ji-Paraná (RO).


Culto jovem com participação presencial de jovens com transmissão via Facebook, live de louvor e doação de alimentos, produtos de higiene e roupas em Santa Cruz (RS).



3. REUNIÕES ONLINE DE JOVENS

Da mesma maneira que os cultos jovens foram transmitidos em plataformas digitais, as reuniões das Uniões Juvenis e dos Distritos também tiveram essa adaptação. Destacamos aqui as iniciativas dos jovens inscritos no Projeto Educa JELB:

Reunião via Google Meet dos jovens do Distrito Vale do Tocantins com o tema “E se eu fracassar” com quiz de perguntas bíblicas:



Reunião via Google Meet dos jovens do Distrito Bandeirante com o tema “Isolados e fortes em Santa União”,  com brincadeiras interativas e jogo online Gartic:



Reuniões via Google Meet e Zoom dos jovens do Distrito Mineiro e da União Juvenil JELTO com o tema “Isolados e fortes em Santa União”, com debates sobre filmes sugeridos, letras de músicas, séries e jogos:



4. VÍDEOS

Em locais em que o acesso a internet é dificultado, os jovens também conseguiram inovar. Nos cultos realizados de forma presencial, a União Juvenil JUBE de Cerro Branco (RS) produziu um vídeo com o tema “Jovem, seja forte”, compartilhado em grupos de whatsapp, cultos e estudos bíblicos.




5. CONHECENDO A JELB

Uma das iniciativas dos jovens durante da Pandemia, foi a de apresentar e conversar melhor sobre a JELB: saber o que ela representa, compreender sua missão, qual é a nossa identidade, o porquê do símbolo da JELB e qual o seu significado.

Esta iniciativa ocorreu na União Juvenil São Paulo em Iporã do Oeste (SC). O encontro dos jovens foi presencial, composto por um estudo e discussão sobre a JELB, confecção de um mural da JELB e marcadores de livro com a identidade da JELB.



Como podemos observar, mesmo em tempos de dificuldades os jovens, movidos pela fé, inovam e continuam em sua missão de levar Cristo para Todos.

Sabemos que além dessas, outras inúmeras iniciativas foram realizadas durante o ano de 2020.
E convidamos a todos, que compartilhem suas iniciativas, utilizem dessas ideias e fortaleçam os laços entre seus jovens.

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.