ADVENTO: Ações de preparação para o Natal

A preparação para lembrarmos e comemorarmos a chegada do menino Jesus começou.
É época de ADVENTO - o que está para vir!

É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes.
Para isso, convidamos você a ficar conectado com a JELB nessa preparação até o NATAL!

Por isso, a JELB iniciou um calendário de ações, devoções e fortalecimento.
A cada semana uma nova temática relacionada aos personagens, histórias e momentos do Advento: Oração, Ação Social, Devoção, Missão.

Na primeira semana do ADVENTO, convidamos você a ORAR.

A oração é nosso meio de conexão com Deus - sem ruídos, sem interferências, sem custos!
A oração é fundamental na nossa vida.



Confira abaixo o cronograma de sugestões de oração para esta semana:

DOMINGO: AGRADEÇA

Você já olhou em sua volta e viu quantas bênçãos recebe todos os dias?
A Salvação, vida, saúde, família, amigos, alimento, emprego, estudo e muito mais!
Porém, costumamos focar apenas nas dificuldades do dia a dia e, em nossas orações, acabamos apenas pedindo e esquecendo de agradecer!
Comece a semana agradecendo - hoje mesmo. Liste as bênçãos que vem recebendo todos os momentos e veja o quanto Deus faz por você!


SEGUNDA-FEIRA: ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Agradecer e pedir proteção para nossa família é algo natural em nosso dia a dia de oração.
Mas você já parou para observar ou perguntar sobre o dia, dificuldades, saúde e bem estar da sua família?
Converse mais com seu pai, mãe e irmãos, apesar de conhecer cada um deles, muitos não expõem suas angústias.

Reserve um tempo do seu dia para conversar, chame sua família e liste com eles suas dificuldades e bênçãos, logo depois, ore com ou por eles.
Convide Jesus para estar com vocês em todos os momentos e faça do seu lar um pedaço do céu começando pela oração.


TERÇA-FEIRA: ORAÇÃO PELOS AMIGOS

Nosso círculo de amizade é grande e muitos moram longe.
São amigos da igreja, faculdade, trabalho, infância, entre outros.

Ficamos sem ver alguns amigos por muito tempo e, quando nos encontramos, é uma festa.
Muitos passam por dificuldade e nem desconfiamos! Porque não querem nos preocupar, mas como os conhecemos, sabemos que algo não está bem.
Mas por que não orar com seu amigos? Por que não chamá-los para uma vídeo chamada, fazer uma devoção e orar por eles?
Esse gesto só irá fortalecer o laço de amizade que existe entre vocês. Você também pode fazer uma lista de amigos e orar por eles durante a semana!

A oração é uma demonstração de amor ao próximo é uma linda demonstração de amizade verdadeira.


QUARTA-FEIRA: ORAÇÃO PELOS ESTUDOS E/OU EMPREGO

Quem não nunca teve dificuldade em uma matéria na faculdade? Dificuldade no trabalho? Até mesmo dificuldade em se relacionar com professores e chefes?
Muitas vezes só reclamamos e esquecemos de agradecer, mas pelo que devemos agradecer?
Você já parou para pensar que você tem oportunidade de estudar e muitos não?
Que existem milhares de pessoas sem emprego e você tem um?
Pois é, você é abençoado!
Agradeça pelo o que você tem e peça a Deus sabedoria em lidar com as dificuldades que vem enfrentado.
E se você não tem um emprego ou não entrou na faculdade que tanto sonhou, também peça a Deus sabedoria, que Ele irá te ouvir e suprir suas necessidades!


QUINTA-FEIRA: ORAÇÃO PELA IGREJA

A igreja é o nosso local de oração, local onde buscamos conforto e muitas vezes encontramos resposta para nossas dúvidas espirituais.
Nós somos a igreja, somos humanos e falhos e passamos por dificuldades, por isso, precisamos de oração !
Nossa liderança precisa de oração. Nosso pastor precisa de oração. A missão precisa de Oração.
Pergunte e observe seus irmãos em Cristo, converse com seu pastor e diretoria, pergunte se eles precisam de ajuda e principalmente ore por eles, para que o Foco nunca mude seja sempre Jesus!


SEXTA-FEIRA: ORAÇÃO PELO RELACIONAMENTO

Sempre almejamos que nosso relacionamento dê certo e alguns procuram incessantemente alguém para se relacionar .
O namoro/casamento não é fácil, são pessoas diferentes que muitas vezes possuem sonhos diferentes.
Mas você já pensou em orar com seu namorado(a), pedir que Jesus esteja com vocês em todas as decisões e abençoando seu namoro para enfim chegar ao casamento?
Você já orou para que seja feita a vontade de Deus em sua vida e na hora certa você terá alguém para dividir a vida?
Muitas vezes esquecemos desses detalhes e não convidamos Jesus para estar conosco, o colocando de lado querendo apenas a nossa vontade!
Ore pelo seu namoro, casamento ou futuro namoro, chame o seu par para orar, quando Jesus se faz presente em nossos relacionamentos tudo fica mais leve!


SÁBADO: ORE PELO FUTURO

Todos nós pensamos no futuro e fazemos planos. Muitas vezes os planos não são realizados, aí pronto! Nos frustramos e colocamos a culpa em Deus.
Mas você já colocou o seu futuro nas mãos de Deus? Pediu para Ele abençoar os seus planos? Pediu para que seja feita a vontade dEle e não a sua?
Devemos planejar e sonhar, porém devemos pedir que Deus nos oriente e esteja incluído neste futuro!
Viva e planeje, mas não esqueça de agradecer e pedir que Deus te oriente em todas as decisões futuras, além disso, saiba ouvir a voz de Deus, porque muitas vezes os planos dEle são diferente dos nossos e Ele é perfeito em tudo que faz!
E não esqueça: o nosso principal desejo para o futuro é viver eternamente no céu!

Reflita. Ore. Compartilhe.

A segunda semana de preparação para o Natal traz como estímulo a AÇÃO SOCIAL.



Advento é época de preparar o coração! E essa preparação pode ser com ações no meio social, mostrando o amor de Cristo a todas as pessoas.

A ação social vai muito além de doação de “objetos” - é um gesto de amor - os bons frutos da fé.

Que tal, nessa época, juntos ajudarmos a preparar o caminho de Jesus na vida de outras pessoas?

A JELB desenvolveu uma cartilha chamada JELB SOCIAL - um guia prático de como você, jovem, pode desenvolver e inspirar projetos de Ação Social. Confira a cartilha no site da JELB, lá você encontrará um passo a passo de como implementar a doação de cestas básicas na sua congregação:

http://www.jelb.org.br/projetos/acao-social/projeto-doacao-de-cestas-basicas-como-aplicar/

Confira abaixo 3 sugestões diferentes de colocar em prática a Ação Social neste Natal:

Cestas Básicas

Que tal reunir uma equipe para arrecadar alimentos e doar cestas básicas a pessoas carentes da sua cidade ou até mesmo da Congregação? Junte a galera, converse com o seu Pastor e líderes da congregação para colocar essa ideia em prática.
Vamos preparar o caminho testemunhando o amor de Deus - ajudando ao próximo.


Ceia Comunitária

Existem inúmeras ideias de ação social.
Quer ver outra? Que tal fazer uma Ceia de Natal comunitária?
Desafie sua União Juvenil e Congregação a montar uma Ceia para moradores de rua, para as pessoas que estão sozinhas ou em situações difíceis. Deixe preparado kits para que essas pessoas passem pelo local e retirem sua refeição.

Esse pequeno gesto pode fazer a diferença na vida delas. Vamos olhar para o próximo e testemunhar o grande amor que Deus tem por todos nós.

Drive-thru Solidário

O Natal é uma época muito especial. Reunimos a família para lembrar do grande presente que Deus nos deu - a vinda do nosso Salvador.

Mas essa não é a realidade de todos.
Por isso, outra sugestão de Ação Social para esta época, principalmente em meio à pandemia, é organizar um drive-thru solidário.

Como isso acontece?
O Drive-thru pode ser utilizado para arrecadar presentes para serem entregues a crianças e idosos que estão sozinhos, não possuem família ou até mesmo que estão longe da família.
É uma oportunidade incrível de levar alegria e lembrá-los que o maior presente veio para todo mundo: JESUS CRISTO.

Reúna sua equipe e mãos à obra!

A terceira semana de preparação para o Natal traz como estímulo a DEVOÇÃO.

“Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração”. Lucas 2:19



O advento é um tempo precioso de criar expectativa e nos prepararmos para a chegada de Cristo, nosso Senhor e Salvador. O Cristo que veio no natal, que virá novamente em glória para julgar e restaurar o mundo, e que vem diariamente a nós através da sua Palavra e Sacramentos.
Podemos criar expectativas e nos prepararmos de várias formas. Investir tempo em oração e na prática do amor ao próximo, exercícios já estimulados nas duas primeiras semanas deste desafio, por exemplo, são excelentes recomendações.

Mas certamente, sendo nós uma igreja que supervaloriza a Palavra de Deus, o que não pode faltar em nossa preparação é o ingrediente da devoção e do estudo da Bíblia. Inspirados na mãe de Jesus, que nos deixou o exemplo de guardar a Palavra, meditando-a no coração, queremos chamar a todos os jovens da JELB a dedicarem um momento significativo de leitura e reflexão de 7 textos bíblicos muito especiais neste momento, com o tema “Esperando por Você Aqui: Uma Jornada de Esperança para o Advento”

Nosso plano devocional sugerido foi elaborado por um pastor americano chamado Louie Giglio e está disponível no site/aplicativo Youversion (Bible.com), que já é conhecido e usado por muita gente. Consta de uma leitura bíblica e uma opção de meditação e oração, e você pode acompanhar direto no aplicativo ou site, ou através das mensagens que a JELB compartilhará nesta semana. Dá pra seguir o plano sozinho ou com amigos! Pra quem quiser acompanhar no aplicativo, é necessário apenas criar uma conta gratuita e você pode seguir na opção visível a amigos ou particular. O link está em inglês, mas o plano devocional está todo em português.

https://www.bible.com/pt/reading-plans/1237-waiting-here-for-you-an-advent-journey-of-hope

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.