Relatos JELB - Congresso de jovens na Argentina


O Guilherme Lessmann, 26 anos, de Schroeder, Santa Catarina, embarcou em uma aventura de ir no congresso nacional de jovens na Argentina, que ocorreu na cidade de Pilar, província de Buenos Aires, e vem contar pra gente um pouco de sua experiência, confere só:

‘’De 17 a 21 de janeiro de 2018 foi realizado o XV Encuentro Nacional de Jóvenes Luteranos (ENJL) da nossa igreja irmã, ou melhor, “hermana”, Iglesia Evangélica Luterana Argentina (IELA) tendo como tema “Declaremos nuestra identidad”. O evento ocorreu no Parque Nazareno de Pilar, na cidade de Pilar, província de Buenos Aires, reunindo cerca de 250 jovens argentinos vindos de todo país, como San Salvador, Pilar de Jesús, Patagonia, Villaguay, Galeguaychu, Panambí, San Miguel, Paraná, Córdoba, Oberá, Hurlinghan, Chaco, Bahía Blanca, Mar del Plata, etc., e um brasileiro da Juventude Cristo de Schroeder- SC.

Com uma programação variada, ocorreram momentos de louvor, adoração, estudo bíblico, palestras, oficinas de: canto e música; evangelização por meio veiculação em rádio; publicação de testemunho em redes sociais; entrega de materiais evangelísticos; doação de alimentos; teatro; pintura; e plantação de árvores. Houve também muita descontração, união, abraços, sorrisos, brincadeiras, gincana, campeonato de futebol e vôlei, noite cultural com música e teatro, e um testemunho que levou muitos ao choro. O mate e o tererê não faltaram.

Em todos os momentos o dedo de Deus estava presente, pois fui muito bem acolhido desde o aeroporto, pois a única pessoa que conversei era um casal de argentinos que voltavam de férias do Brasil, que me auxiliou e me acompanhou, oferecendo carona de táxi até as proximidades do evento, Deus te abençoe Hugo! O pessoal da organização, bem como os demais jovens e pastores foram muito simpáticos e atenciosos, pois logo perceberam meu sotaque, me senti em casa. O local do encontro era grande e fechado, um parque específico para eventos cristãos, de fácil localização, contando com vigilância e apoio da cruz vermelha, com muitas árvores, piscina, campo de futebol, ginásio, igreja, quartos. Lindo mesmo.

Alguns momentos foram inesquecíveis, como a rosa de Lutero formada por balões; a noite cultural com música, luzes e roupas brilhantes, e ao final, o ato de acender uma vela para cada jovem, simbolizando a luz de Cristo que brilha em nossos corações.

O vídeo feito especialmente para o tema principal, de declarar nossa identidade também foi muito impactante, pois quando buscamos respostas para a pergunta: ‘’quem sou eu?’’, encontramos respostas em lugares errados, como naquilo que o mundo ensina, na sociedade ou em nós mesmos. O único lugar seguro é na Bíblia Sagrada, assim posso dizer: sou perdoado, amado, livre, salvo e filho de Deus. Esta é a nossa verdadeira identidade a ser declarada unida em Cristo.

Gostaria de agradecer a Jorge Rinas, um dos organizadores do evento que me auxiliou desde quando eu planejei organizar uma excursão, sempre prontamente respondendo a qualquer questão. A mensagem que eu queria compartilhar com toda JELB é de que onde quer que estivermos Deus vai nos acompanhar, encontramos anjos na forma de pessoas que nos auxiliarão quando menos esperarmos, e que mesmo em outros países com costumes diferentes somos irmão no sangue de Jesus. A ‘’rivalidade’’ entre Brasil e Argentina está muito ligada aos esportes, mas as pessoas são muito acolhedoras e simpáticas. Realmente é uma experiência única visitar outro país e fazer amigos, e se você tem esta mesma vontade; participe, será inesquecível.’’

Gostou do relato do Guilherme ? Visite a página oficial do Encuentro Nacional de Jóvenes Luteranos (ENJL) no facebook, e veja mais detalhes sobre esse congresso maravilhoso. https://www.facebook.com/encuentronacionalIELA/

Se você também foi em algum congresso fora do Brasil ou tem alguma história legal sobre igrejas luteranas pelo mundo, venha nos contar através do ri@jelb.org.br que ficaremos felizes em compartilhar com toda a JELB.

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.