Relatos JELB - Igreja da Guatemala

Qual é o seu nome? Quantos anos você tem?
Meu nome é Everton Élio Figur, tenho 25 anos.

Qual é a sua ocupação?
Sou formado em Teologia pela ULBRA e pós-graduado em Teologia da ULBRA e Especialização em Ministério Pastoral do Seminário Concórdia. Recebi chamado para a congregação Cristo Redentor de Tucumã, Pará.

De onde você é? Onde você mora?

Sou Natural de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Moro em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Morei um ano na cidade de Zacapa, na Guatemala, onde fiz meu estágio ministerial em 2018.


Onde está a sua igreja localizada? Como se chama?

A congregação onde estive se chama “El Divino Salvador”. Está localizada no departamento de Zacapa, “Ciudad Zacapa”, Guatemala. É uma paróquia com 4 congregações.


Como é o culto de vocês?

Os cultos nesta congregação acontecem aos domingos de manhã, às 9h. Na parte da tarde e à noite são atendidas outras quatro congregações que fazem parte da paróquia. Os cultos são tradicionais, conforme a liturgia histórica da Igreja Luterana.


Quais são as principais atividades em sua igreja local?

Terças e quintas são realizados estudos bíblicos nas congregações.

Aos sábados à noite os jovens se reúnem para reunião semanal. Os jovens gostam de fazer jogos e de cantar. Às vezes se reúnem para fazer uma parrillada* e tomar banho de piscina ou ir às águas termais que tem na cidade.

Aos sábados pela manhã as crianças se reúnem nas congregações para escola bíblica. As crianças adoram ler a Bíblia para Crianças e fazer brincadeiras.

A igreja local mantém um colégio particular. Têm atividades com os alunos de todas as idades, como: Aulas de Educação Cristã, canto, aulas de música com flautas e instrumentos de percussão.

*parrillada=churrasco


Qual o tamanho da igreja na Guatemala? Você tem uma ideia de quantos membros e igrejas?

A “Iglesia Luterana en Guatemala” conta com 9 paróquias, 9 pastores e um estagiário. Possui aproximadamente 2000 membros batizados. Possui 3 colégios.


Como o seu grupo de jovens se reúnem com outros jovens na Guatemala?

Cada ano, no mês de dezembro acontece o “Congreso de Jóvenes Luteranos Conectados Con Cristo”. Iniciou em 2015, em 2019 aconteceu a 5ª edição na cidade de Coban.


Quais são os principais eventos nacionais na sua igreja?

Em nível nacional não acontecem muitos eventos. Os principais são os encontros de jovens e mais recentemente, o encontro de damas. Há outras atividades voltadas à capacitação que ocorrem em nível nacional: curso de capacitação para pastores e diáconos, que acontece duas vezes ao ano, onde são levados professores de algum seminário dos EUA, Argentina ou República Dominicana, para dar aulas de capacitação tanto no trabalho dos pastores como também de leigos.


A Igreja Luterana na Guatemala promove algum tipo de atividades sociais no país? E na sua cidade?

Há muitos grupos de voluntários, principalmente dos Estados Unidos, que trazem médicos, oculistas, enfermeiros e leigos que realizam um trabalho de jornada médica e aulas de escola bíblica no colégio da congregação. Essas jornadas atendem pessoas necessitadas de várias congregações do país e também outras pessoas que não são membros da igreja luterana.

Também há trabalhos com crianças de áreas de risco que recebem bolsa de estudo no colégio da igreja. Também há construção de casas para famílias que não tem condições de construir com seus próprios recursos. A maioria dos recursos vem de doações.


Existe um departamento nacional de jovens na Igreja Luterana na Guatemala?

Oficialmente não existe departamento constituído com diretoria como é a JELB. Cada ano a diretoria nacional da igreja escolhe uma cidade para sediar o congresso e ela mesma é responsável em organizar tudo.


Você poderia compartilhar alguns fatos curiosos sobre a igreja da Guatemala?

A igreja Luterana na Guatemala iniciou em 1945 o trabalho missionário a partir do pedido de um leigo que queria conhecer mais sobre o luteranismo. Neste mesmo ano a Igreja Luterana dos Estados Unidos (LCMS) enviou material de estudo para o senhor Vasquéz, leigo interessado em conhecer a doutrina luterana. O qual também logo iniciou em Zacapa cultos em uma igreja, denominando-a como igreja Luterana. Logo foram enviados missionários que começaram trabalhos em outras cidades, fundaram congregações e colégios. Hoje a Igreja Luterana na Guatemala tem 71 anos de história.

Ao contrário do que conta a história da IELB, que se formou a partir de imigrantes alemães, a Igreja Luterana na Guatemala iniciou com pessoas nativas da Guatemala. Ela é considerada uma “Igreja Autóctone”, que quer dizer que é uma igreja que tem como membros basicamente nativos indígenas.


Como você se sente sobre luteranos ao redor do mundo?

É muito bom saber que em qualquer igreja luterana ao redor do mundo que quisermos conhecer nos sentiremos como se estivéssemos em nossa congregação de origem.


O que significa ser luterano para você?

Ser luterano, para mim é, em primeiro lugar, estar em uma igreja que prega a verdade, que segue a Jesus Cristo e o confessa como nosso único e suficiente salvador. É estar em uma igreja que faz eu me sentir em casa em qualquer congregação, em qualquer cidade, estado ou país.


Se eu quiser ir para Guatemala, quem devo procurar? A sua igreja tem uma página no Facebook ou um e-mail onde eu posso obter mais informações sobre locais e horários de culto?

Quem quiser visitar a Guatemala pode conhecer mais da igreja através da CPTLN Guatemala (https://cptlnguatemala.org/) Na capital poderá encontrar as Congregações “Castillo Fuerte” e “Cristo Rey”.

https://cptlnguatemala.org/directorio-de-iglesias/ Neste link pode encontrar todas as informações das congregações luteranas em todo o país.

A congregação onde fui membro e fiz meu estágio pode ser encontrada no facebook: https://www.facebook.com/iglesia.luterana.1?fref=s...


Fotos da Igreja Luterana El Divino Salvador, Zacapa

https://drive.google.com/drive/folders/1LpxRzMSdlV...

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.