Relatos JELB - Igreja no Taiwan (parte 2)

-> Se você não leu a Parte 1, clique aqui.

Como você se sente sobre luteranos ao redor do mundo?

Eu amo luteranos! Como luterana de berço, vindo de uma família de luteranos, tenho uma grande afinidade por luteranos. Eu amo a teologia luterana, o compromisso que os luteranos têm com a educação, a paixão luterana por tradição e herança espiritual e a persistência luterana no treinamento de “obreiros de Cristo”. Eu acho que em algumas vezes os luteranos podem ser confessionais demais, demorando a integrar e trabalhar com outras igrejas, e acho que, por vezes, isso é por causa de uma tendência ao orgulho ou teimosia, que são confundidos com os mandamentos de Deus. (Mas eu posso estar falando apenas como uma americana de origem alemã).

Você tem alguma experiência com a Igreja Luterana no exterior?
Eu já estudei em Hong Kong e participei de uma grande igreja luterana lá, a Church of All Nations. Conheço também missionários luteranos que estão em vários países da Europa e da Ásia, mas eu não tenho grandes experiências pessoais com a Igreja Luterana em outros países fora dos EUA e Taiwan.

Você tem alguma ideia sobre o tamanho da Igreja Luterana no Brasil?
Eu não sei sobre números, mas ouvi dizer que é uma grande igreja, que está prosperando! Eu também ouvi pessoas falarem sobre uma universidade Luterana no Brasil, mas isso é tudo que eu sei.

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa sobre a Igreja Luterana do Brasil?
Eu penso sobre parentes dos meus primos que foram/ são missionários no Brasil!

O que significa ser luterano para você?
Para mim, ser luterano significa crer somente em Cristo para ter salvação somente pela graça e da fé, como revelado somente através das Escrituras. Isso significa confiar fielmente na infalibilidade da Palavra de Deus em tudo o que se diz, a Lei e o Evangelho - mesmo em partes que eu ache confusas ou desafiadoras. Significa acreditar que através do batismo e da comunhão Deus dá presentes reais de perdão e salvação através de meios comuns pelo amor de Jesus.

O mais importante, porém, é: ser luterano significa ser cristão - sou uma filha redimida de Deus e uma irmã de cada crente em Jesus, de todos os tempos e todos os lugares, unida com as pessoas de todas as igrejas de todas as terras e de todas as línguas, que têm no Cristo crucificado a sua salvação!

Se eu quiser ir para Taiwan, quem devo procurar? A sua igreja tem uma página no Facebook ou um email onde eu posso obter mais informações sobre locais e horários de culto?
Você pode entrar em contato comigo! (Emily.barz@missionofchrist.org)

Os endereços da CELC e do Seminário Luterano são os seguintes:
China Evangelical Lutheran Church
16 Chao-Chow Street
Taipei 100
TAIWAN ROC

China Lutheran Seminary
#11 Lane 51 Ta Hsueh Road
Hsin Chu 300
TAIWAN ROC

Você também pode contatar o Dr. Michael Paul, que é um missionário da LCMS e professor no Seminário Luterano, que trabalha com muitos dos pastores e igrejas do Sínodo de Missouri. O e-mail dele é: michael.paul@lcmsintl.org.

Gostou? Compartilhe

Talvez você goste também

Fale com a gente

Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.