Unidos no Brasil - Relatos
Dia 27/12
Os participantes tiveram a experiência de participar de um dos eventos missionários e culturais da Congregação Cristo Redentor, em Copacabana, o Sarau do Juarez, na qual conta com a participação de membros da congregação, músicos convidados e a vizinhança ao redor da Igreja para um momento de integração, comunhão e músicas no estilo popular brasileiro. Após o Sarau, os integrantes tiveram uma roda de conversa para se conhecerem e o pastor capelão, Tardelli Voss, passou as instruções iniciais de como funcionaria todo o trabalho missionário na cidade.
Dias 28, 29 e 30/12
O principal desafio dos jovens durante esses três dias foi construir um puxado de madeira ao lado da casa de um dos membros, da Congregação Cristo Rei, em Itaguaí, sob a coordenação do pastor capelão, Gilberto Krick, para a realização de culto e atividades no bairro Teixeira. Os participantes também tiveram a troca de experiência com a união juvenil da congregação e compartilharam como funciona o trabalho congregacional e de grupo de jovens em sua cidade e distrito. Após momentos de muito trabalho, aprendizado e bênçãos Deus, os integrantes finalizaram a primeira parte do projeto com o momento de culto e reflexão na palavra de Deus juntamente com os membros da congregação local.
Dia 31/12
O grupo se reuniu na Congregação Cristo Redentor, em Copacabana, para uma manhã de estudos sobre a “Missão Zero” conduzido pelo pastor capelão, Tardelli Voss. A reflexão da manhã foi sobre “Dar um reset em nossa missiologia”, ou seja, devemos desaprender e reaprender para atingirmos o nosso campo missionário do momento, fazendo uma adaptação e integração a um contexto ou cultura diferente, mas sempre respeitando o outro e sem esquecer o compromisso com o nosso Salvador Jesus.
Relato Patrícia Stellen: “Compreendemos o verdadeiro significado da palavra vocação, que é o que Deus me deu para fazer agora. E também aprendemos que se deve amar todo mundo, mas se mexer com quem está se mexendo. Devemos pegar uma carona no que Deus já está fazendo, e seguir a missão Dele que é: menos sugestão, mais comissionamento; menos clero, mais batizados; menos denominação, mais reino; menos eventos, mais relacionamentos; menos desconhecidos, mais oikos (casa, meus conhecidos); menos panfletagem, mais presença”.
À tarde, os jovens foram orientados para um momento de intervenção urbana na Praia de Copacabana realizando um momento de louvor e adoração a Deus no calçadão a todos os moradores e visitantes da cidade.
À noite, os participantes juntamente com membros e convidados do DRJ realizaram a devoção das vésperas conduzida pelo teólogo, Neander Freitag, em Copacabana.
Dia 02/01
O dia foi destinado à missão na Casa Cruzeiro, no Morro da Providência, situado entre os bairros do Centro, Santo Cristo e da Gamboa, nas regiões Central e Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde destaca-se por ser a favela mais antiga do Brasil. Os jovens tiveram uma troca de experiência com as crianças e os responsáveis da casa onde mostraram um pouco toda a realizada, dificuldade e atividades que fornecem para as crianças dentro da Casa Cruzeiro. Neste dia, todos saíram ainda mais de sua zona de conforto, onde tiveram a oportunidade de conviver, aprender, conhecer realidades diversas e brincar com todas as crianças que lá estavam.
À noite, os jovens tiveram uma roda de conversa de tudo o que viveram na Casa Cruzeiro e o encerramento do estudo Missão Zero com o pastor capelão, Tardelli Voss.
Relato do Guilherme Oliveira: "Desde o começo da viagem, eu estava esperando para esse momento. Subir o morro! Fomos rumo a Casa Cruzeiro. Quando chegamos e vi aquelas crianças sentadas no sofá, eu me apaixonei. Foi amor a primeira vista! Passamos um dia inteiro com muitas brincadeiras, abraços, Hotdog e uma conexão que nunca havia sentido em nenhum outro lugar. Foi o melhor e mais impactante dia da minha vida."
Dias 03 e 04/01
Em Campo Grande os jovens tiveram a oportunidade de participar de duas atividades na qual interagiram com os moradores do bairro. A primeira delas foi a escola bíblica de férias, na qual teve a contação de história bíblica conduzida pelo pastor capelão, Erisson Ferreira, brincadeiras, onde os integrantes ajudaram a organizar e por fim um lanche coletivo com as crianças. A segunda atividade foi a realização de um bazar social promovido pela Congregação Cristo para Todos. Nesse bazar, o foco não era apenas vender as roupas, mas sim estabelecer uma relação com as pessoas que ali estavam e dessa forma poder praticar a escuta ativa, tema abordado pelo pastor Erisson e o estagiário Moacyr na noite anterior.
Relato do Victor Hugo: “Durante esses dois dias nosso trabalho não foi desgastante fisicamente como em Itaguaí, onde ajudamos na obra, mas mexeu muito com nosso lado emocional. Ouvimos histórias de crianças, jovens e adultos, que muitas vezes nos emocionaram. Foi uma experiência na qual pudemos compartilhar e receber do amor e carinho que Deus tem por todos nós”.
Dia 05/01
No ponto de missão da Congregação Paz, em Macaé, os jovens tiveram uma tarde de palestra conduzida pelo pastor capelão, Rômulo Santos. Logo após os jovens finalizaram a semana interagindo com a união juvenil do ponto de missão em um lual com músicas cristãs na Praia dos Cavaleiros.
Dia 06/01
O grupo encerrou suas atividades com o culto de encerramento na Congregação Paz, no bairro Tijuca, sob a condução do pastor conselheiro do Distrito do Rio de Janeiro, Jonas Flor.
Publicações relacionadas

ADVENTO: Ações de preparação para o Natal
Notícias | 29 NOV 20
A preparação para lembrarmos e comemorarmos a chegada do menino Jesus começou. É época de ADVENTO - o que está para vir! Por isso, a JELB iniciou um calendário de ações, devoções e fortalecimento. A cada semana uma nova temática relacionada aos personagens, histórias e momentos do Advento: Oração, Ação Social, Devoção, Missão.
Estudo 8 - Capacete da Salvação e Espada do Espírito #Recomeço
Notícias | 11 NOV 20
Seguimos em nossos estudos sobre as armas que Deus concede a cada cristão. Ser cristão é estar em guerra. Não uma guerra contra as forças deste mundo, tais como: um estado pátrio, um partido, um governante corrupto ou uma ideologia, mas uma guerra espiritual e ininterrupta contra nossos maiores inimigos, a saber: diabo, mundo e nossa própria carne.
95 Teses para a Igreja de hoje
Notícias | 19 OUT 20
No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero pregou 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Na época, Lutero não se conformou com as mentiras e a maneira com que era pregada a Palavra de Deus. 503 anos se passaram e como essas mesmas 95 Teses são aplicadas e interpretadas nos dias e na Igreja de hoje?Fale com a gente
Olá! Envie sua mensagem. Ficaremos felizes em conversar com você.